Currículo

O currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequado para a consecução dos objetivos.Supõe selecionar, de tudo aquilo que é possível ensinar e o que vai ensinar de forma concreta. O currículo que estabelecem as administrações públicas é aberto, flexível e geral, de maneira que é cada centro que adapta bases a seu entorno particular. É importante que a escola perceba que na sua capacidade de agir desenvolverá conceitos e valores que levem à democratização do ensino, à boa formação do cidadão, dando a oportunidade dos alunos refletirem e criarem recursos para resolverem as questões sociais, problemas que necessitam de urgência para serem solucionados. Assim, abre-se espaço para discussão, para troca de idéias e para o compartilhamento de experiências. As tecnologias dão suporte ao currículo, participando como ferramentas capazes de atuar como apoio às elaborações de raciocínio no que se refere ao acesso de idéias, conceitos, imagens, permitindo associações mentais para a elaboração do conhecimento. O responsável por esse elo é o professor. Ele fará o entendimento e o uso das tecnologias adaptadas ao currículo conforme a sua visão, adaptando e frisando a importância do desenvolvimento da capacidade de pensar, aprender, interagir com o meio em que vive.No entanto, é preciso haver um planejamento de projetos eficaz e fundamentado nas bases curriculares, com a utilização das tecnologias e mídias educacionais, de forma que possa interagir positivamente no processo ensino aprendizagem.