PROJETO
Borboleta um inseto encantador
Alunos
atendidos: 3º ano
Duração: 1
mês
Justificativa:
Com este
projeto é possível que os alunos reconheceram a importância dos insetos na vida
do homem; nomearam alguns produtos produzidos pelos insetos e ampliaram os
conhecimentos relacionados à importância dos insetos na vida do homem.
Objetivos:
Gerais:
·
Explorar
poesias sobre o tema;
·
Confeccionar
trabalhos artísticos e artesanais sobre o tema;
·
Ouvir
histórias literárias sobre o tema;
·
Realizar
atividades de pesquisas
·
Produzir
relatórios.
Específicos:
·
conhecer
as relações de troca dos insetos com o ambiente e o homem;
·
identificar
o papel positivo dos insetos em nossas vidas;
·
Conhecer
a diversidade de insetos;
·
Identificar
as características básicas dos insetos;
·
Compreender
os hábitos dos insetos;
·
Compreender
como e quando os insetos podem ajudar ou prejudicar os seres humanos
·
Identificar
as características gerais de diferentes tipos de insetos
Desenvolvimento:
Após alguns questionamentos o
professor inicia junto com as crianças pesquisas para responder os
questionamentos. À medida que as crianças vão dando suas respostas o professor
registra as ideias iniciais das crianças para que estas sejam re/elaboradas ao
final das pesquisas. É importante trazer materiais de pesquisa com imagens e/ou
vídeos que mostrem o papel de insetos no meio ambiente para que as crianças
percebam que existem muitos produtos úteis e originados de uma produção direta
dos insetos como cera, seda, laca, mel e muitos outros.
Professor,
ao iniciar essa aula, providencie diversas imagens de insetos e socialize-as
com a turma. Organize os alunos em roda de conversa e faça algumas indagações.
Vocês
conhecem esses animais? Quais? Onde eles vivem? O que comem? São importantes
para o meio ambiente?
Veja
algumas imagens:
imagens:
BICHO DA
SEDA
Suporte
onde as lagartas tecem os casulos
Observação:
Esse
momento de observação é importante para as crianças, pois possibilita a
elaboração e construção de hipóteses a partir da leitura de imagens acerca do
que se assemelha e o que diferencia um inseto do outro.
Nesse
momento, o professor registra as observações das crianças anotando todas as
hipóteses apresentadas por elas para serem utilizadas e confrontadas ao
final do estudo.
O
professor deve planejar uma aula passeio para visitar um ambiente em que possam
ser observadas flores e os insetos que as visitam. Antes da aula passeio, o
professor e as crianças devem organizar os "combinados", como: o
que elas irão fazer durante a aula e o que devem observar.
As
imagens abaixo ilustram alguns insetos que as crianças poderão encontrar
durante a aula passeio.
Avaliação:
Professor,
é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as
atividades propostas. Nesse sentido, você deverá destacar por meio de registros
individuais as facilidades e as dificuldades da turma com relação ao
entendimento sobre os insetos. Verifique se os objetivos estabelecidos foram
alcançados e principalmente, se os alunos entenderam as características dos
insetos bem como sobre sua diversidade.