Projeto




PROJETO

Borboleta um inseto encantador
Alunos atendidos: 3º ano
Duração: 1 mês
Justificativa:
Com este projeto é possível que os alunos reconheceram a importância dos insetos na vida do homem; nomearam alguns produtos produzidos pelos insetos e ampliaram os conhecimentos relacionados à importância dos insetos na vida do homem.
Objetivos:
Gerais:
·        Explorar poesias sobre o tema;
·        Confeccionar trabalhos artísticos e artesanais sobre o tema;
·        Ouvir histórias literárias sobre o tema;
·        Realizar atividades de pesquisas
·        Produzir relatórios.
Específicos:
·        conhecer as relações de troca dos insetos com o ambiente e o  homem;
·        identificar o papel positivo dos insetos em nossas vidas;
·        Conhecer a diversidade de insetos;
·        Identificar as características básicas dos insetos;
·        Compreender os hábitos dos insetos;
·        Compreender como e quando os insetos podem ajudar ou prejudicar os seres humanos
·        Identificar as características gerais de diferentes tipos de insetos

Desenvolvimento:
Após alguns questionamentos o professor inicia junto com as crianças pesquisas para responder os questionamentos. À medida que as crianças vão dando suas respostas o professor registra as ideias iniciais das crianças para que estas sejam re/elaboradas ao final das pesquisas. É importante trazer materiais de pesquisa com imagens e/ou vídeos que mostrem o papel de insetos no meio ambiente para que as crianças percebam que existem muitos produtos úteis e originados de uma produção direta dos insetos como cera, seda, laca, mel e muitos outros.
 Professor, ao iniciar essa aula, providencie diversas imagens de insetos e socialize-as com a turma. Organize os alunos em roda de conversa e faça algumas indagações.
Vocês conhecem esses animais? Quais? Onde eles vivem? O que comem? São importantes para o meio ambiente?  
Veja algumas imagens:
imagens:




BICHO DA SEDA


Suporte onde as lagartas tecem os casulos


Observação:
Esse momento de observação é importante para as crianças, pois possibilita a elaboração e construção de hipóteses a partir da leitura de imagens acerca do que se assemelha e o que diferencia um inseto do outro.
Nesse momento, o professor registra as observações das crianças anotando todas as hipóteses apresentadas por elas para serem utilizadas e confrontadas ao final do estudo.
O professor deve planejar uma aula passeio para visitar um ambiente em que possam ser observadas flores e os insetos que as visitam. Antes da aula passeio, o professor e as crianças devem organizar os "combinados", como: o que elas irão fazer durante a aula e o que devem observar.
As imagens abaixo ilustram alguns insetos que as crianças poderão encontrar durante a aula passeio.

Avaliação:
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá destacar por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades da turma com relação ao entendimento sobre os insetos. Verifique se os objetivos estabelecidos foram alcançados e principalmente, se os alunos entenderam as características dos insetos bem como sobre sua diversidade.