Borboletas na Primavera “A Metamorfose
das Borboletas”
NOME DA AULA: Borboletas na
Primavera
ALUNOS ATENDIDOS: 4° Ano
DURAÇÃO: 50 minutos
OBJETIVOS:
- Explicar a metamorfose inerente ao ciclo
vital das borboletas.
- Identificar as particularidades das
diferentes fases de vida desse inseto.
- Avaliar a importância ambiental de não
interromper o seu ciclo vital.
DESENVOLVIMENTO:
Iniciar o assunto com a apresentação
em slaid do poema de Vinícios de Morais: As Borboletas.
Sugerir que os alunos façam a leitura
declamando o poema, estimulando-as a usar a entonação correta a perceber as
rimas.
Conversar sobre a diversidade das
cores, tamanhos e formas. Onde normalmente elas são vistas e como vivem; de que
se alimentam, se possuem hábitos noturnos ou diurnos, como são as asas,
chamando atenção para as diferenças entre borboletas e mariposas. Em seguida serão
apresentados fotos sobre a metamorfose.
Após exposição da aula os alunos
acessaram um endereço eletrônico para assistirem um vídeo sobre a metamorfose
da borboleta.
AVALIAÇÃO: Durante as apresentações
surgirão algumas perguntas questionadas para analisar o conhecimento das
crianças. O acesso ao vídeo atrás da navegação pela internet.
FONTES:
·
http://bioglossa.wekispaces.com/file/vieu/bitmap-em-metamorfose-camiseta-corel.jpg/8856081/bitmap-emmetamorfosecamiseta-corel.jpg.
·
http://www.mundofox.com.br/brvideos/grandes-migrações/desenvolvimento-das-borboletas/659849031001
·
http://www.mundoeducação.com.br/biologia/borboleta.htm
·
http://www.yitube.com/watch?v8cq81bi5ask.&featur=related
Fotos
Fotos
VÍDEO
Desenvolvimento da aula
No
inicio da aula a professora explicou para os alunos que a aula seria
sobre a metamorfose das borboletas, fez um comentário sobre o inicio da
primavera, após leu com os alunos no PowerPoint uma poesia sobre as
borboletas, em seguida pediu para os alunos lerem a poesia e
identificarem as rimas. Após foi explicado para os alunos sobre as cores
das borboletas, tamanhos e formas, tempo de vida, alimento hábitos e a
importância delas para a natureza. Comentou sobre a mariposa que é uma
borboleta de habito noturno, explicou também sobre a transformação da
borboleta (metamorfose). Em seguida foram apresentados vídeos sobre a
metamorfose das borboletas, após a apresentação dos vídeos ela fez
vários comentários com os alunos a respeito dos vídeos, depois os alunos
foram para o computador realizar uma atividade de quebra cabeça sobre
as borboletas.