Plano

Borboletas na Primavera “A Metamorfose das Borboletas”
NOME DA AULA: Borboletas na Primavera 
ALUNOS ATENDIDOS: 4° Ano 
DURAÇÃO: 50 minutos 
OBJETIVOS:
 - Explicar a metamorfose inerente ao ciclo vital das borboletas.
- Identificar as particularidades das diferentes fases de vida desse inseto.
 - Avaliar a importância ambiental de não interromper o seu ciclo vital.
DESENVOLVIMENTO:
Iniciar o assunto com a apresentação em slaid do poema de Vinícios de Morais: As Borboletas.
Sugerir que os alunos façam a leitura declamando o poema, estimulando-as a usar a entonação correta a perceber as rimas.
Conversar sobre a diversidade das cores, tamanhos e formas. Onde normalmente elas são vistas e como vivem; de que se alimentam, se possuem hábitos noturnos ou diurnos, como são as asas, chamando atenção para as diferenças entre borboletas e mariposas. Em seguida serão apresentados fotos sobre a metamorfose.
Após exposição da aula os alunos acessaram um endereço eletrônico para assistirem um vídeo sobre a metamorfose da borboleta.
AVALIAÇÃO: Durante as apresentações surgirão algumas perguntas questionadas para analisar o conhecimento das crianças. O acesso ao vídeo atrás da navegação pela internet.
FONTES:
·          http://bioglossa.wekispaces.com/file/vieu/bitmap-em-metamorfose-camiseta-corel.jpg/8856081/bitmap-emmetamorfosecamiseta-corel.jpg.
·          http://www.mundofox.com.br/brvideos/grandes-migrações/desenvolvimento-das-borboletas/659849031001
·          http://www.mundoeducação.com.br/biologia/borboleta.htm
·          http://www.yitube.com/watch?v8cq81bi5ask.&featur=related Fotos 

Fotos


 
VÍDEO





Desenvolvimento da aula
No inicio da aula a professora explicou para os alunos que a aula seria sobre a metamorfose das borboletas, fez um comentário sobre o inicio da primavera, após leu com os alunos no PowerPoint uma poesia sobre as borboletas, em seguida pediu para os alunos lerem a poesia e identificarem as rimas. Após foi explicado para os alunos sobre as cores das borboletas, tamanhos e formas, tempo de vida, alimento hábitos e a importância delas para a natureza. Comentou sobre a mariposa que é uma borboleta de habito noturno, explicou também sobre a transformação da borboleta (metamorfose). Em seguida foram apresentados vídeos sobre a metamorfose das borboletas, após a apresentação dos vídeos ela fez vários comentários com os alunos a respeito dos vídeos, depois os alunos foram para o computador realizar uma atividade de quebra cabeça sobre as borboletas.